You are currently viewing Inflamação

Inflamação

Olá querida, como você está?
Tem muitas coisas na medicina pela quais eu sou apaixonada, e uma delas são as publicações científicas de grande impacto, e as que trazem informações que trazem novas possibilidades de intervenções para melhorar a qualidade de vida das pessoas no dia a dia. Por isso resolvi uma vez por semana trazer algum desses artigos que vou lendo para a nossa discussão.

????Nas terças com ciência, também valorizo os profissionais de saúde que me seguem, pelo qual agradeço o prestígio e a companhia. Pode ser também um espaço de interação e de compartilhamento de conhecimentos e de condutas. Então vamos lá para o que quero escrever hoje.

????Nós envelhecemos por vários mecanismos diferentes, e com certeza trataremos nos próximos posts. Mas temos um mecanismo que é muito central que é a INFLAMAÇÃO. Se você não sabe bem o que é a inflamação, pense num corte no dedo, após sangrar. No local vai haver calor, vermelhidão, e um exército de células e moléculas vai se reunir para controlar e cicatrizar a ferida. Pois dentro do organismo, podem acontecer “feridas”que geram no organismo uma resposta inflamatória, que não é visível aos olhos.
Tanto a alteração do funcionamento das células de defesa quanto o componente humoral, que são proteínas como as imunoglobulinas que temos no sangue, sofrem alterações com o envelhecimento.

????Hoje em dia um dos grande problemas que vivemos é a obesidade, que está claramente associada a doenças cardiovasculares. Contudo o acúmulo de gordura na região da cintura, dentro do abdome, chamada de gordura visceral é causadora de inflamação sistêmica, mudando o funcionamento das mitocôndrias, e aumentando o estresse oxidativo. A presença de maiores níveis de inflamação no nosso organismo predispõe ao surgimento da síndrome de fragilidade, além de aumentar a chance de demência, depressão e câncer. Portanto o estilo de vida que você já conhece para proteger o seu coração, pode te proteger de ser um idoso que depende dos outros, que perdeu a sua independência.

Com carinho daqui para aí

Dra. Sumika Mori – Geriatra
Fundadora da @gokigeriatria ⁣
Geriatra Formada pela USP⁣
Especialista em Idosos Frágeis⁣
Apaixonada por gente ❤

Deixe um comentário